Recados Para Orkut

Projeto Lixo e Arte, ajudando a Natureza!

domingo, 29 de junho de 2008

#/#/#/# Pais e Filhos #/#/#/#

SAIBA O QUE VOCÊ PODE FAZER COMO PAI PARA AJUDAR NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!

Pais, mães, todos que têm a educação de uma criança sob sua responsabilidade, têm o dever de acompanhar a vida escolar das crianças e cobrar um ensino de qualidade.
É importante ter contato com o cotidiano da escola, ajudar a identificar os problemas e contribuir para resolvê-los. Também é fundamental saber se o aluno está realmente aprendendo, ver de perto sua lição de casa e motivá-lo para a aprendizagem.

COMO PARTICIPAR NA VIDA DA ESCOLA:

*Mantenha-se informado sobre a escola de seu filho;
*Converse com o diretor da escola;
*Mantenha um relacionamento constante com os professores de seu filho;
*Converse com os outros pais de alunos;
*Participe das reuniões escolares; e,
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho.

COMO PARTICIPAR EM CASA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:

*Evite faltas desnecessárias;
*Cobre de seu filho comprometimento com a escola;
*Acompanhe o dever de casa;
*É preciso criar um ambiente adequado e determinar períodos de estudo para seu filho;
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho; e
*Mantenha abertos os canais de diálogo com seu filho e demonstre interesse;


sábado, 28 de junho de 2008

/*/*/ Elogios, na hora certa, uma pitada de motivação!/*/*/*

Valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas crianças com figuras de incentivos é muito interessante. No entanto, já presenciei ,nesses onze anos de profissão,alguns professores que colam nas atividades figurinhas ou usam os famosos carimbos com os seguintes dizeres: "REGULAR", "PODERIA TER FEITO MELHOR", "REFAÇA A TAREFA", "COPIOU DO COLEGA", entre outros. Agora eu lhe pergunto: ESSAS PALAVRAS MOTIVAM ALGUÉM? VOCÊ SE SENTIRIA FELIZ E ORGULHOSO RECEBENDO ESSES TIPOS DE "INCENTIVOS"?

É meus amigos, são tantas "coisinhas" em nossas ações cotidianas que nós, enquanto educadores, temos que refletir, refletir e refletir antes de realizá-las. Não tome minhas palavras como uma afronta a seu fazer pedagógico, mas sim como uma oportunidade de reflexão para um fazer diferente.

Sei que não somos perfeitos, erramos muito tentando acertar, mas o nosso errar só continuará sendo um erro se a partir do momento que o detectarmos não o corrigirmos.


Que nossos pequenos educandos sintam-se felizes e motivados ao receberem esses incentivos:





*Salve as imagens antes de imprimi-las.

****** Bordas para atividades *******

Esses dias procurei umas bordas interessantes para fazer coleta de dados com as crianças e quase nao encontrei. Então resolvi postar algumas para auxiliar quem esteja passando pelo mesmo problema.

Beijosssss!!!!!













































quarta-feira, 25 de junho de 2008

#### TAREFA DE CASA ####


Quando penso em tarefa de casa imagino algo prazeroso,

um momento que a criança tem para refletir sobre

seu aprendizado, colocando em cheque o seu conhecimento sobre determinado assunto estudado ou mesmo um momento de troca entre a criança e sua família.

Será que é isso mesmo que tem acontecido em nossas escolas? Estamos realmente cientes de como deve ser essa tarefa de casa? Qual o objetivo queremos alcançar? Estamos mandando tarefas aos pais ou a nossos educandos?

Como essa questão é delicada. O leque que se abre para discussões é muito grande. Creio que já está mais do que na hora desse tema ser levado para sala dos professores, para os grupos de estudos, para os encontros pedagógicos, nas salas de curso superior, enfim, para todo ambiente preocupado com a educação.

Segundo Loudes E. P. Ribeiro, autora da coleção "PARA CASA OU PARA SALA?", o dever de casa tem objetivos próprios:


  • formar hábitos de estudo;

  • relacionar o que se ensina na escola com o que se faz em casa;

  • relembrar a aula;

  • criar responsabilidades;

  • interiorizar regras;

  • ser bem planejado;

  • ser de competência da criança e não da mãe;

  • dar prazer, o que motiva para a aula;

  • apresentar um desafio desenvolvendo o raciocínio, e

  • criar um relacionamento agradável e gostoso entre criança X escola X família.

Vamos refletir juntos sobre a TAREFA DE CASA que estamos enviando a nossas crianças?


domingo, 15 de junho de 2008

* Modelos de Atividades de Matemática**

Com essas sugestões podemos criar novos modelos de atividades, utilizando situações concretas para que os educandos assimilem algumas ações cotidianas onde necessitamos da matemática para solucionar os problemas.

** clique na imagem para vê-la maior e salvá-la !












domingo, 8 de junho de 2008

* Fotos do Arraial de encerramento do Projeto Festa Junina.




*** Visite o arquivo do blog e acompanhe o projeto Festa Junina passo-a-passo.***

**** Última Parte do Projeto Festa Junina ****

**10° Dia


No primeiro horário faremos uma listagem sobre os tipos de enfeite existentes nas festas juninas. Em seguida estudaremos zona rural e zona urbana, enfatizando a importância do homem do campo. Escreveremos a segunda parte do livro. Após o recreio é a grande hora da pescaria, onde o prêmio para cada peixe pescado será balas e para não haver equívocos será distribuídas duas fichas para cada criança o que dará direito a duas pescadas.




**11° Dia


No primeiro momento da aula escrita da terceira parte do livro. Após brincadeiras juninas :


· Corrida dos pés amarrados;
· Jogo do bicho.



**12 Dia


Estudaremos o significado das brincadeiras. Em seguida confecção da quarta e a quinta parte do livro. Após hora de brincar.
**13º Dia


Finalmente o grande dia. Faremos a ultima parte do livro e o montaremos. Após iniciaremos o grande ARRAIAL. Com comidas típicas, danças e a apresentação do teatro.





quinta-feira, 5 de junho de 2008

** Lista de Vídeos da série: DE ONDE VEM ? - TV ESCOLA**

Amigos (as) nesse blog tem uma lista de vídeos da tv escola com vários temas, inclusive os dois que temos postado em nosso blog. Aproveitem!


http://meioambientequimicaederivados.blogspot.com/2008/01/vdeos-cincias-infantil-tv-escola-links.html


Um grande abraço!


abracos recados para orkut

domingo, 1 de junho de 2008

* Festa Junina - Parte 4 *

** 8° Dia

Nesse dia vamos estudar mais sobre os enfeites juninos. Os seus significados e algumas curiosidades. Aprenderemos a confeccionar a lanterna junina. Faremos também uma listagem sobre os enfeites que temos a certeza que tem nas festanças dos arraiais. Para finalizar o dia, correio elegante entre as turmas da mesma sala , sendo matutino e vespertino. Os alunos deverão escrever o seu correio elegante e posta-los numa caixinha que ficará na mesa da professora. Cada criança irá procurar no “correio” se há alguma postagem para eles. Isso incentivará não só a leitura e a escrita como a socialização entre as turmas.








**9° dia


Iniciaremos a aula com o texto e análise : CHICO BENTO. Após faremos a reescrita do texto passando para linguagem formal. Visando diferenciar a linguagem falada da linguagem escrita, mas deixando claro ao aluno que para esse tipo de texto a linguagem usada não está incorreta. Em seguida estudaremos o sistema monetário brasileiro, construindo uma tabela de preços de alimentos servidos nas festas juninas. Para melhor aproveitar o texto Arraial faremos um livro utilizando esse texto como base e iniciaremos neste dia com a primeira página.


* Construa a tabela com as crianças, questionando sobre os elementos de uma tabela, quais os preços viáveis para os alimentos, assim por diante.

* Mais atividades sobre o Meio Ambiente *

* Estou repetindo algumas das atividades ja apresentadas porque a qualidade nao estava boa, mas tem umas inéditas....rsrs
















Projeto Brincar é Aprender!